O SE TOQUE – Grupo de Apoio para Pacientes de Câncer nesse dia Mundial do Câncer, relembra a todos suas bandeiras de luta. Somos uma entidade sem fins lucrativos, que busca pelos meios a seu alcance trabalhar a causa câncer, sob o aspecto da prevenção e também do cuidado. A prevenção é um grande desafio pois depende de atitudes diárias e requer muitas vezes a mudança do estilo de vida de cada um. Nesse sentido realizamos campanhas, eventos de educação popular em saúde, palestras, rodas de conversa, no sentido de conscientizar as pessoas para a responsabilidade de cada um quanto aos cuidados com o corpo e mente. O cuidado em relação a quem tem um diagnóstico de câncer é uma bandeira de luta nossa, mas também depende do esforço conjunto de diversas esferas da sociedade. A partir do momento que um ser humano tem sinais e sintomas que indicam a possibilidade de uma doença neoplásica, há todo um caminho a percorrer até chegar ao diagnóstico. E, temos visto e acompanhado casos de pessoas que não conseguem chegar a esse diagnóstico. Ficam no meio do caminho, perdidos nos trâmites burocráticos ou na falta de recursos financeiros de Instituições que poderiam tratar esse paciente. Assim, é um desafio muito grande esse tão sonhado diagnóstico e tratamento precoce do câncer!
Depende de políticas públicas, de eficiência na gestão dos recursos públicos, de conscientização da sociedade, da sensibilidade de cada um de nós para a questão.
Enquanto Grupo de Apoio continuamos realizando nosso trabalho de formiguinha mas sabemos que há muito por fazer. Ainda temos pacientes sofrendo pela falta de uma adequada assistência ou de acesso a exames e medicamentos. Precisamos compreender que essa não é uma bandeira de luta de quem adoeceu mas também de quem é saudável e pensa em assim continuar.
Sueli Dias
Grupo Se Toque