Uma acalorada discussão ocorreu há pouco na Câmara Municipal de Itabuna. Vereadores debatiam, com o devido fervor de quem defende interesses difusos, sobre a oportunidade de uma emenda que modifica o prazo para parcelamento de dívidas com tributos municipais através do Refis.
O vereador Vane do Renascer quer apresentar uma emenda expandindo o prazo para 60 meses, o que beneficiaria os interessados no refinanciamento das dívidas. O líder do governo e relator do projeto, Milton Gramacho, defende o máximo de 36 meses, conforme proposta encaminhada pelo governo.
“Eu preferiria, na verdade, que nem houvesse esse prazo de 36 meses, já que projetos como esse prejudicam quem paga em dia seus impostos. Mas, acredito que o prazo de três anos é um bom prazo para quem quer estar em dia com suas obrigações com o tesouro municipal”, defende Gramacho.
Vane, por sua vez, diz que esse é um direito que lhe compete, de apresentar a emenda, e dele não abrirá mão. “Ouvindo os representantes de entidades empresariais de nossa cidade vi a necessidade dessa emenda. Vou apresentá-la, por enetender que será bom para a comunidade de um modo geral”, argumenta Vane.