Essa deverá ser, em Itabuna, a eleição em que o derrotado aparece de véspera. Trata-se, nesse caso, não de um candidato ou candidata, mas de alguns “institutos de pesquisa copa do mundo”, responsáveis por dar forma científica a boatos contra candidatos adversários de seus clientes.
A vítima da vez é o médico Renato Costa, que sempre apareceu bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto para deputado estadual e de uns dias para cá vem sendo bombardeado com informações de pesquisas que mostram “uma realidade inexistente”, em suas palavras. Esse blogueiro chegou a ouvir que determinado candidato teria desistido da campanha, devido ao fraco desempenho nessas pesquisas. Boato do boato.
Aliás, desde o início da corrida eleitoral, Renato sempre ocupou as primeiras posições na preferência do eleitorado itbunense, o que garantia tranquilidade maior na equipe para pensar e executar a campanha. Hoje, essa tranquilidade parece ter ficado para trás, uma vez que agora os correligionários correm para desdizer os boatos – todos baseados em pesquisas executadas por institutos “copa do mundo” – tempo que levariam pedindo voto.
“Na verdade, nossa candidatura foi abraçada pela população, e isso assustou algumas pessoas. Sabemos de onde partem esses boatos, e estamos tranquilos quanto a isso. Estamos caminhando por toda a Bahia e vemos, olhando nos olhos das pessoas, o quanto cada um quer a nossa eleição. Isso é que vale. Mas, só para satisfazer aos curiosos, estamos muito bem, também, nas pesquisas que temos”, encerra Renato Costa.