A tromba d’água que atingiu Itabuna no fim da tarde e início da noite de ontem deixou muitos estragos, causou prejuízos e prejudicou serviços de educação, de transporte e outros.
As quedas de energia na área do Centro Comercial e bairros do seu entorno levou ao colapso o serviço de vendas de passagens no terminal rodoviário, assim como o serviço de embarque, além de prejudicar as transmissões das rádios AM. Às escuras, a rodoviária era apenas um ponto de risco de violência. A água invadiu as duas pistas da avenida José Soares Pinheiro.
O lançamento da campanha tríplice da CDL, que seria realizado na avenida J. S. Pinheiro, foi adiado, devido à falta de energia e aos alagamentos – uma nova data está para ser marcada.
Do outro lado da cidade, na área do Monte Cristo, a população sofria também com os fortes ventos. Moradores do alto do Monte Cristo relataram que casas foram destelhadas e várias tampas de tanques voaram, causando ainda o risco de atingir as pessoas ou causar mais prejuízos.
O Pontalzinho, como sempre, ficou alagado, principalmente a praça do Trabalho, que sofreu com uma boca de lobo entupida. "Recentemente, o presidente da Emasa se gabava de fazer um ótimo trabalho na limpeza dessas bocas de lobo, quando era um mero funcionário da empresa. Olha só o que aconteceu, em sua gestão como presidente", lamentou um comerciante, que sofreu com o piscinão à sua porta.
Hoje pela manhã a rádio Nacional veiculou a informação de que a prefeitura está preparada para fazer o atendimento de emergência em caso de temporais. O secretário da Administração, Gilson Nascimento, garantiu que a Defesa Civil está de prontidão para fazer as intevenções que se fizerem necessárias. Há previsão de chuvas para Itabuna e região, ao longo do dia.