A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou esta semana, atividades de orientação para prevenção do novo coronavírus (COVID-19).
Essas ações específicas são voltadas para visitantes, acompanhantes e pacientes que buscam atendimento no hospital. A equipe conjunta, com membros da CIPA, CCIH e SESMT repassam informações, como higienização das mãos, cuidados pessoais, entre outras medidas para o público alvo.
Inicialmente, este trabalho é realizado nas recepções e no refeitório da unidade hospitalar, podendo ser expandido para outros ambientes. De acordo com a enfermeira Ana Paula Lavigne, integrante do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRCC, além das orientações repassadas, os encontros têm sido importantes, principalmente, para o esclarecimento de dúvidas.
A enfermeira do SCIH indicou que essas atividades serão periódicas, devido ao quadro de pandemia do COVID-19. “Nesse primeiro momento devemos realizar essas ações com mais frequência, a partir disso, acompanhando a evolução e dimensão do novo coronavírus, faremos a consolidação do nosso planejamento”, sinalizou.
Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, uma das principais armas contra a propagação do novo coronavírus é a informação, recebida e repassada de forma responsável e correta. “Temos que estar atentos às medidas de prevenção, além disso, é fundamental termos fontes científicas confiáveis para orientarmos a população. Nossa unidade, seguindo as orientações da Sesab, está atenta para os cuidados e atenção à saúde das pessoas, um bem de valor incalculável”, concluiu.