A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que pessoas com sintomas de gripe devem permanecer em casa, independente de terem mantido contato com alguém que tenha ido ao exterior. Conforme o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, na hipótese de ter mantido contato com casos confirmados do coronavírus (Covid-19), a pessoa deve comunicar imediatamente ao serviço público de saúde da sua cidade.
“Nesta fase da pandemia de COVID-19 na Bahia, as pessoas com quadros respiratórios (tosse, espirros, com ou sem febre) devem permanecer em casa até desaparecimento dos sintomas. Em média esse período irá durar 3 dias. Só há necessidade de procurar médico se o quadro piorar”, esclareceu pelo Twitter.
O secretário municipal de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, reforçou que as pessoas que apresentarem qualquer sintoma gripal não devem recorrer às unidades de saúde, mas informar e seguir as orientações do setor de Vigilância Epidemiológica. “Crianças, idosos e imunodeprimidos são mais vulneráveis à infecção. As mortes mais acentuadas são de pessoas a partir de 60 anos, especialmente com faixa etária de 80 anos. Recomendamos também que pacientes de hanseníase, com doença falciforme, renais e oncológicos permaneçam em casa, só saiam em casos emergenciais ou para dar continuidade ao tratamento” ressaltou o secretário.
Contudo, segundo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é importante que todos evitem reuniões desnecessárias e aglomerações. Recomenda-se distância no mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra, evitando-se beijos, abraços e até toque de mãos. Embora não haja circulação do vírus em Ilhéus, é preciso adotar essas medidas como rotina.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, através dos números: (73) 99995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.