Mais uma fake news viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (27), dessa vez, envolvendo o setor do comércio de Itabuna, que está fechado por conta de um decreto municipal. A “nota”, assinada por Marcelo Lima, supostamente vice-presidente do SINDCOMÉRCIO, informava sobre a reabertura do comércio na próxima segunda-feira (30).
Segundo o falso comunicado, “após uma reunião entre as autoridades do município, executivo municipal, SINDCÓMERIO, SINDECITA E CDL, ficou decidido que as empresas poderão reabrir e voltar as suas atividades nesta segunda-feira, com algumas restrições, evitar aglomerações, cuidado redobrado com a higiene sanitária, é ideal que as empresas tenha álcool em gel para ser utilizado pelos seus funcionários e clientes”.
Em entrevista à rádio Difusora, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna, Carlos Leay, desmentiu a informação. “Essa notícia não procede. Primeiro, porque Itabuna não tem esse sindicato. Esse sindicato deve pertencer à outra cidade, talvez Teixeira de Freitas. O nosso sindicato dos comerciantes chama-se Sindicom e é assinado pelo presidente Rolemberg Macedo. Portanto, essa notícia aí é inverídica”, esclareceu.
De acordo com Leay, a CDL está em constante contato com a prefeitura municipal de Itabuna e nada foi repassado pelo governo sobre reabertura do comércio na segunda. “Se houver qualquer modificação quem deve fazer essa fazer notificação é a própria prefeitura de Itabuna e nós entraremos em contato”, ponderou o presidente da CDL.