Ilhéus iniciou a semana com uma boa notícia. Dos 632 pacientes diagnosticados com síndrome gripal até a tarde desta segunda-feira (6), 402 saíram da quarentena, o que representa alta de 63,6% dos casos monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau).
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou que mesmo após o fim dos sintomas, essas pessoas precisam manter o distanciamento social, uma das medidas adotadas para o controle da disseminação do vírus. “Todos, sem exceção, devem manter a higiene contínua das mãos, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, destacou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosane Xavier, pontuou que esse grupo de pessoas que estava com síndrome gripal, seguiu corretamente as precauções e a quarentena, em isolamento por 14 dias contados a partir do primeiro dia de surgimento dos sintomas.
O que fazer
Se há sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta ou mal estar, ou teve contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19, a orientação é que a pessoa deve de isolar em casa e ligar para a Central COVID-19: (73) 99995 4010, 98862 6206 ou 98126 8856. A Central monitora os casos presencialmente ou por telefone. Em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade para respirar, o SAMU 192 deve ser acionado.