Osias Ernesto Lopes
Urge que seja (re)criada uma agenda positiva para a política em Itabuna. É preciso acabar com esse negócio de buscar brilho fácil (e falso) simplesmente falando mal de políticos. É fácil e dá “ibope” mas nada, nada constrói. A única coisa que resulta disso é o surgimento (ou a criação proposital? Olha, tem gente “pra” tudo…!) de algum “salvador da pátria”.
Pior do que forjar “salvador da pátria” – o que já é de todo execrável -, é fazer política “com o fígado”, por ódio a alguém, ou para satisfazer a interesses pessoais, trabalhando para derrotar determinado candidato, negando-lhe, de maneira odiosa, irresponsável e até inconsequente, virtudes que sabe lhe serem próprias.
É preciso ter juízo! Política, justamente por almejar o bem comum, é coisa séria.
Aqui já falei sobre Emanoel Acilino e da extraordinária contribuição que deu (e que ainda pode e deve dar) à Administração Pública local, especialmente à política, mostrando que é possível, sim, construir uma discussão política decente, e portanto à altura dos anseios itabunenses, bastando para isso dialogar com pessoas de bem, coisa que, felizmente, a nossa sociedade possui à mancheia.
Na crença e na defesa intransigente do pluralismo de idéias, cuja compreensão é vital para a vida democrática, posso aqui me referir a mais um importante cidadão político de nossa terra: Dr. João Otávio Macedo.
Médico, pessoa admirada por todos que o conhecem, um verdadeiro cidadão, conhecedor das questões que são caras à nossa cidade e à Região Cacaueira. Político de primeira grandeza, Dr. João Otávio foi Presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna em passado não muito distante. Lisura, decência, honradez, são adjetivos que incorpora naturalmente.
Apesar de infelizmente não mais ter se lançado candidato, João Otávio mantém uma coluna no jornal de Valdenor Ferreira, de onde, fiel aos seus princípios ideológicos e com aguda perspicácia, trata de assuntos de interesse geral, e não raras vezes de natureza política. Mas para o seu potencial é pouco. Ele também pode (ou melhor, deve) contribuir muito mais para a ala sadia da política grapiúna.
O certo é que nomes não faltam a Itabuna para a composição de um Legislativo eficaz, competente, sóbrio, honesto, eficiente. Uma legislatura contando ao mesmo tempo com as participações de políticos como Emanoel Acilino e João Otávio não é quimera, é merecimento.
Itabuna precisa.
Osias Ernesto Lopes é advogado e ex-secretário da Administração de Itabuna