O prefeito Mário Alexandre convocou na última terça-feira (14) o gabinete de crise para revisitar as medidas adotadas pelo Município no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Durante a reunião, foram apresentados os critérios de definição dos casos dentro do fluxo de atendimento na rede municipal e as
respostas aos níveis de atenção à saúde, com planejamento para cada setor.
“O documento é elaborado em conformidade com as diretrizes contidas no plano de contingência do Governo do Estado e nos protocolos definidos pelo Ministério da Saúde. A tomada de decisões parte da unificação dessas ações e do plano emergencial construído para fortalecer o acolhimento na rede pública de saúde”, assegurou o prefeito Mário Alexandre.
No encontro também foi discutida a instalação do Centro de Triagem Covid para reforçar o atendimento aos pacientes com coronavírus e indicada a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a rede dispõe de 11 leitos, contratualizados junto ao Hospital de Ilhéus.
“Hoje fizemos uma reavaliação do plano municipal de contingência contra o coronavírus. O plano é um documento dinâmico e analisa a eficácia das ações elaboradas frente ao cenário da pandemia na cidade. Revisitamos os setores mais importantes envolvidos nas ações e reavaliamos a quantidade de leitos destinados ao tratamento da doença daqui pra frente”, destacou o médico Andre Cezário, coordenador do Gabinete de Crise.
Como funciona a rede de atendimento?
Cezário explicou que o primeiro passo é o cidadão entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19, através dos telefones (73) 9995-4010, (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856 e relatar os sintomas. A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica classifica os pacientes que apresentam critérios para a testagem. A coleta é feita à medida que o Estado libera os kits.
Os pacientes infectados por Covid-19 são acompanhados por uma equipe médica. Se por algum motivo essa pessoa necessitar de atendimento presencial, deverá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista, referência provisória para casos de coronavírus até a abertura do Centro de Triagem Covid, montado no Centro de Convenções de Ilhéus.
Caso o paciente apresente qualquer outra doença deverá se dirigir ao Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul ou aos hospitais de referência da cidade. O fluxo atual foi definido para diminuir as chances de contaminação e conter a proliferação do vírus na cidade. Após a abertura do Centro de Triagem Covid, a UPA da Conquista voltará a atender outras patologias.
O Gabinete de Crise realiza reuniões semanais para deliberar as ações, conforme o cenário de avanço da doença no município.