O governador Rui Costa voltou a demonstrar hoje preocupação com o aumento acelerado nos casos de covid-19 nos municípios do Sul da Bahia. Durante entrevista remota concedida ao jornalista Oswaldo Lyra, do jornal A Tarde, pelo Instagram, ele disse que “a taxa de crescimento na região é de 20%, o que não é sustentável; se continuar assim, a rede hospitalar entrará em colapso rapidamente”.
De acordo com os especialistas, não há recursos disponíveis para dar conta de um aumento descontrolado no número de casos, como o que pode ocorrer na região. A solução mais usada no mundo inteiro, por ter se mostrado eficiente, é o isolamento e o distanciamento social. O governador afirmou que não está descartado um maior rigor nas medidas restritivas caso isso seja necessário para reduzir os índices de contaminação.
Ele voltou a lembrar da importância das pessoas ficarem em casa e evitar aglomerações, além de usar máscaras sempre que seja necessário ir à rua. Veículos do Corpo de Bombeiros auxiliam a alertar os moradores sobre a importância de adotar essas práticas.
Rui ainda disse que o Governo do Estado está fazendo o possível para ampliar a rede de atendimento a pacientes da covid-19 no sul da Bahia. Mais 48 leitos de UTI serão disponibilizados no Hospital Costa de Cacau, em Ilhéus. Haverá leitos também no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna. Essas cidades também contarão com leitos em rede privada. Municípios menores, como Camacã, terão unidades de apoio no combate contra o coronavírus.