A quase centenária a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna completa mais um verão nessa sexta-feira (28). São 94 anos de existência, com uma vasta uma história de serviços prestados a Itabuna e região.
Para comemorar a data, a Santa Casa terá uma programação intensa, começando com missa, às 8 horas, passando por inaugurações em dois dos três hospitais da rede, e finalizando, à noite, com a entrega da comenda Monhenhor Moysés Gonçalves do Couto.
Às 8 horas, o bispo Dom Ceslau Stanula celebra missa na Capela do Hospital Manoel Novaes, e em seguida, serão inauguradas o novo espaço de eecepção e a Agência Transfusional do HMN. Às 18 horas, será inaugurado, no Hospital Calixto Midlej Filho, o novo estacionamento da unidade.
Para encerrar, às 19 horas, três personalidades serão homenageadas com a entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto: o médico e diretor técnico do Hospital Manoel Novaes, Jaime Nascimento; o empresário Wilson Maron; e a Irmã Creuza.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi a primeira instituição hospitalar a ser fundada em Itabuna. Surgiu da iniciativa de Monsenhor Moysés do Couto, em 1917, juntamente com cidadãos itabunenses de grande representatividade social da época.
Inspirada em princípios éticos e humanísticos, nasceu com a finalidade de acolher pessoas carentes e necessitadas. Hoje, juntos, Calixto Midlej, São Lucas e Manoel Noaves, segundo números da própria SCMI, cerca de 500 mil pessoas/ano pelo Sistema Único de Saúde.