Eis o texto disponibilizado pela assessoria da Câmara hoje:
Depois de visitarem postos de saúde em Itabuna, os vereadores Wenceslau Junior, Ricardo Bacelar, Gerson Nascimento e Claudevane Leite constataram que além da falta de estrutura, faltam também remédios e médicos para atender à população. O assunto foi levado à sessão plenária de hoje (6), tendo o vereador Gerson Nascimento revelado que os postos estão sucateados e a população reclama de quando tem médico não tem material e vice-versa. Outra queixa é quanto a privilégios na entrega de fichas.
Algumas pessoas são atendidas em detrimento de outras que passam meses sem direito à consulta, ressalta o vereador. Ele também revelou que o governo municipal está atrasando o pagamento de clínicas, sendo que algumas delas estão há mais de um ano sem receber.
Para o vereador Ricardo Bacelar tanto o ex-secretário Antonio Vieira como o atual, Geraldo Magela prometeram em 90 dias resolver o problema da saúde e não cumpriram. Até recursos de um convênio com o PETI não foram aplicados corretamente.
Todos estão muito preocupados com o retorno da Gestão Plena, mas, até agora não mostraram competência para resolver a situação da Atenção Básica. Se não resolvem a Básica como podem pleitear a Plena que envolve a alta e média complexidade, questionou o vereador.
Já o vereador Claudevane Leite acha que está na hora de se convocar o Conselho Municipal de Saúde e o secretário Geraldo Magela prá prestarem esclarecimentos na Câmara de Vereadores. Até porque se necessário as investigações poderão ser aprofundadas através de uma CEI, assinalou.
Na opinião do vereador Wenceslau Junior a situação também, é crítica na área odontológica uma vez que faltam equipamentos e o atendimento é precário e irregular. Ele observa que os problemas do município passam não só pela saúde como também pela limpeza pública, abastecimento de água e cultura.