A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, desde o início da busca ativa, em abril de 2020, já visitou 52.923 imóveis até ontem (24) para a detecção de possíveis casos da Covid-19, além de levar as medidas educativas para o combate da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A programação dessa semana inclui a ação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) nos bairros do Malhado nesta terça-feira (25), Conquista na quarta-feira (26), Nossa Senhora da Vitória na quinta-feira (27) e Teotônio Vilela na sexta-feira (28). Uma média de 3250 imóveis são visitados por semana.
Com início sempre às 8h, a busca ativa é realizada em localidades onde há o registro de um maior número de pessoas infectadas, sempre com uma abordagem de conscientização e triagem dos casos suspeitos, que são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde da Sesau, Jeovanna Catarino, as fichas são verificadas de acordo com as notas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) segundo os critérios estabelecidos para a realização da testagem, tendo prioridade os idosos, pessoas com comorbidades e crianças.