Realizada anualmente com objetivo de reforçar o espírito de solidariedade entre as pessoas e destacar a importância da doação de órgãos, a campanha Setembro Verde será iniciada nesta terça-feira (1º) em todo o país. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a maioria das ações será realizada virtualmente. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está recorrendo às redes sociais para divulgação da “Campanha Vida Sim”. 

Entre as ações para este mês de setembro está o lançamento de um vídeo institucional com a participação de profissionais como assistente social, psicóloga, enfermeiras e fisioterapeuta, além de familiar de doador, transplantado e a atriz  Eva Lima. A campanha do Setembro Verde começou ser divulgada com camisas e máscaras adquiridas pelos funcionários da Santa Casa. 

Durante a última semana de agosto foi promovido encontro com enfermeiros do Calixto Midlej Filho para debater o fluxo de contingência para entrevistas com familiares e, no sábado (29), ocorreu a capacitação de alunos de pós-graduação do curso de terapia intensiva de uma faculdade do sul da Bahia.  

De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Itabuna, a enfermeira Patrícia Betyar, a renda arrecadada com a comercialização das camisas e máscaras da campanha será 100% revertida para o Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO).  

Esta terça-feira (1ª) será dedicada a sensibilização do público interno. Já na sexta-feira (4), na Praça Adami, no centro de Itabuna, será realizada exposição de material gráfico para a população sobre a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser doador de órgãos. 

MAIS AÇÕES  

No decorrer do mês, a CIHDOTT da SCMI também está realizando ações de educação e divulgação conjunta com a Central Estadual de Transplantes da Bahia. Na terça-feira (8), por exemplo, enfermeira Patrícia Betyar participa da live do Banco de Olhos da Bahia, com tema “Guerreiras em Prol da Vida”.  

A enfermeira Patrícia Betyar explica que, com a pandemia da Covid-19, houve aumento no tempo de lista de espera por um transplante. O transplante de córnea, por exemplo, estava com o tempo de espera de um ano e meio. Esse tempo caiu para cinco meses depois da campanha “Daqui só se leva o amor”, do Banco de  

Olhos da Bahia. Mas mesmo após a campanha ainda existem 1.522 pessoas aguardando o “SIM” da doação para que a vida continue.  

A Santa Casa de Itabuna já realizou 101 cirurgias de doações entre órgãos e tecidos e 114 transplantes de rim. Até o primeiro trimestre deste ano, houve na Bahia 261 doações e 287 transplantes sendo estes de rim, fígado, córnea, medula e pele.