Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, foi iniciada, nesta quarta-feira (14), a edição especial do Papo para um Novo Mundo, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva. A ação acontece em parceria com a VP Centro de Nutrição Funcional até a próxima sexta-feira (16), às 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal SDRBahia no Youtube.
A série de diálogos virtuais tem como objetivo ampliar o debate de temas importantes como sustentabilidade, agroecologia, produção de alimentos saudáveis, bons, limpos e justos, e colaborar para a formação de opinião sobre a segurança alimentar e nutricional.
No primeiro dia de encontro, mediado por Ivan Fontes, assessor da CAR, o debate sobre o tema “O retorno do Brasil ao Mapa da Fome: quais as lições que o país deveria ter aprendido?” teve a participação de Tereza Campello, economista, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e de Ailin Aleixo, jornalista multiplataforma e crítica gastronômica, que discute questões relacionadas à cadeia de produção de alimentos.
Para Fontes, a segunda edição do Papo para um Novo Mundo traz temas importantes, relacionados à produção e o consumo de alimentos saudáveis: “Tivemos a oportunidade de ouvir uma ex-ministra de Estado, com bastante experiência na operação de políticas públicas como a do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de uma jornalista quem vem refletindo muito sobre os sistemas produtivos e os males causados para a nossa saúde e para o meio ambiente, nesta semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, em meio ao retorno da fome no Brasil. Muito oportuno debater as diferentes ideias sobre esse tema”.
Campello destacou que o Brasil está voltando ao Mapa da Fome por não priorizar mais o acesso da população a alimentos de verdade, voltando também a ter insegurança alimentar. Ela afirmou que isso está acontecendo devido ao retrocesso em ações realizadas, como o acesso a programas de renda mínima, aumento do salário mínimo e, consequentemente, a aposentadoria, que fortalece a renda da população, programa de alimentação escolar, com comida de verdade, referência para outros países, e o fortalecimento da agricultura familiar: “Tem comida de verdade sendo produzida no Brasil e é da agricultura familiar, e a Bahia, por meio da SDR, é um grande exemplo do esforço de aumentar essa produção e de viabilizar que essa produção chegue à população”.
A jornalista Ailin Aleixo reforçou que seu trabalho é movido pela produção de informação e conteúdo de qualidade, entrevistando produtores, biólogos e cientistas, para mostrar ao público o quanto é importante a conscientização individual, para fortalecer sistemas produtivos de comida de verdade, a compra de pequenos produtores, que cuidam do meio ambiente e se preocupam com o bem-estar animal, que não usam antibióticos, agrotóxicos: “As nossas escolhas cotidianas impactam, de forma gigantesca, o planeta. Hoje, não existe nenhum outro setor da economia no mundo que seja tão impactante para o meio ambiente e para a saúde pública quanto a produção de alimentos”.
Programação
Nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, será debatido o tema: Você tem fome de quê? A questão agrária e as escolhas do alimento no dia a dia. O encontro terá a participação de Arilson Favareto, sociólogo, doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e de Bela Gil, escritora, Chef de Cozinha Natural e Mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade do Slow Food em Pollenzo, Itália, além de ser vice-presidenta do Instituto Brasil Orgânico.
A série de encontros contará ainda, na próxima sexta-feira (16), do lançamento da Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN Bahia Produtiva. A plataforma é um instrumento lançado pela CAR/SDR para visibilizar as iniciativas que promovam a garantia da segurança alimentar e nutricional de agricultores e agricultoras familiares da Bahia. Por meio do portal, será possível ter acesso a conteúdo didáticos em variados formatos, market place com produtos da agricultura familiar, espaço para receber assessoria técnica por organizações que atuam com a temática.