Durante sessão plenária na tarde dessa quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Itabuna aprovou a Proposta Orçamentária do Executivo para o exercício de 2012, fixada em 460 milhões. A matéria que trata da Lei Orçamentária Municipal estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo ano teve como relator o vereador Milton Gramacho.
A verba suplementar solicitada pelo Executivo e fixada em 100% teve voto desfavorável e foi derrubada pelos vereadores presentes à sessão. A emenda dos vereadores Claudevane Leite e Wenceslau Junior que rejeitava a proposta do Executivo e fixava em 30% foi também derrubada.
Os vereadores chegaram a um consenso e aprovaram o crédito suplementar em 50 por cento, sendo que ao final, acompanharam o parecer do relator e votaram favoravelmente ao Orçamento. Para o presidente do Legislativo itabunense, Ruy Machado, a discussão em torno da proposta orçamentária do Executivo esteve livre de pressões, ao contrário do que ocorreu na vez passada quando a maioria dos secretários do governo tentou influenciar no voto dos vereadores.
Emendas
Na oportunidade, os vereadores apresentaram várias emendas sendo muita delas de cunho social, como as do vereador Claudevane Leite que incluiu suplementações para diversas entidades assistenciais do município. Esta na emenda do vereador garante recursos para o Instituto de Recuperação Renascer, APAE, Creche Irmã Margarida, SOS Canto da Criança, Conselho Municipal sobre Droga, Albergue Bezerra de Menezes e Programa de Prevenção ao uso de Drogas na Rede Municipal de Ensino.