A Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Rotary Club Itabuna, realiza a segunda edição do Concurso Literário Adelino Kfoury.
O concurso, que conta com o apoio do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita entre os estudantes concluintes do Ensino Fundamental na nossa rede, se estabelecendo o 9º ano e EJA (etapa V) como público-alvo.
Neste ano de 2020, o tema do concurso será “Impacto ambiental pós pandemia na cidade de Itabuna”. A dinâmica de participação dos estudantes foi modificada por conta da imposição do distanciamento social em que vivemos: o aluno vai produzir o texto, encaminhá-lo para o diretor da escola ou para a coordenação até o dia 03/11/2020 e ao final do prazo (data de 09/11/2020), os textos deverão ser entregues na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), à professora Gersolita Menezes, sempre em horário comercial.
A secretária municipal da educação, professora Nilmecy Gonçalves, enfatiza a importância das escolas da rede e o apoio das equipes pedagógicas para que os estudantes possam ter fontes de informações sobre o tema, possam tirar dúvidas, para que possam ter um contato (ainda com o distanciamento social) de modo a torná-los seguros sobre escrever criativamente. “A primeira edição do concurso aconteceu em 2019 e motivou a produção de quase 3 mil textos. A expectativa da SME é que, neste ano, 100% dos estudantes matriculados no 9º ano participem do concurso”, diz.
Sobre a premiação
Da mesma forma que na primeira edição, serão premiados os três melhores textos: 1º lugar: uma bolsa integral de um curso oferecido pelo CEBRAC e um notebook; 2º lugar: um smartphone; 3º lugar: um smartphone.