As fortes chuvas que caem na região já há alguns dias têm causado muitos estragos em Itabuna. Dezenas de famílias estão desabrigadas. Muitas casas foram invadidas pela água e entre os imóveis atingidos está um dos abrigos temporários para animais, mantido pela Ong Bicharada.

A casa fica no bairro Emanoel Leão. A água chegou a um metro de altura. Infelizmente, 22 filhotes de gatos acabaram morrendo afogados. Os animais maiores conseguiram sobreviver. Além disso, a ONG perdeu toda a ração que tinha em estoque.

O alagamento foi provocado após um córrego próximo transbordar. O local foi limpo e a água que estava inundando a rua escoou. No entanto, o alerta continua, assim como o risco de novos alagamentos.

Uma das diretoras da instituição, Giovanna Duarte, informou a O Trombone que a ONG vem lutando para terminar a construção de sua sede própria. “No momento, os locais que temos para abrigar os animais são todos alugados, improvisados, nos quais tentamos fazer melhorias, para que os animais possam ser tratados até nossa sede ser construída”, explicou Giovanna.

A ONG necessita urgente de ração e materiais de construção para acelerar a conclusão das obras da sede. Enquanto isso não acontece, os animais são abrigados em lares temporários e locais alugados. Atualmente, a Bicharada abriga, cuida e alimenta cerca de 415 animais, entre cães e gatos.

“Não temos estrutura para a demanda que recebemos, porque as pessoas ainda nos procuram para resgatar, mesmo sabendo que não construímos o espaço que possibilite maior qualidade de vida e conforto para os bichinhos”, diz Giovanna. Ela informa que a ONG recebe, por dia, mais de 20 pedidos de resgate de animais abandonados nas ruas.

Giovanna lembra que o resgate e o cuidado com animais deveria ser uma prioridade para a prefeitura. “É uma questão de saúde pública. Se não fizermos alguma coisa, a situação vai continuar do mesmo jeito”, observou.

Vaquinha Online

Uma “Vaquinha Online” foi criada para arrecadar recursos e, assim, construir a tão sonhada sede da ONG Bicharada. Quem quiser contribuir com a causa é só acessar o link http://vaka.me/1304194  e fazer sua doação.

“Precisamos muito que esse sonho se realize. Esses animais dependem de nós e aguardam por um lugar seguro, tranquilo, adequado e confortável . Muitos deles são idosos, ceguinhos, paraplégicos, adultos e podem  nunca serão escolhidos para um lar. Então precisamos dar a eles qualidade de vida”, emociona-se Giovanna.