A Ceplac está disposta em renovar no próximo ano a cooperação técnica nas áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais do Agropolo de Fruticultura do Vale do Rio das Contas.
O assunto foi tema de encontro nesta segunda-feira (26), entre o presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, e o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, no KM 22 da rodovia BR-415 – Jorge Amado, eixo Ilhéus-Itabuna.
Durante o encontro, a Ceplac ainda se comprometeu em ceder um galpão do Núcleo Regional do Centro de Extensão (Cenex), em Ipiaú, para a construção da sede da entidade e Território de Identidade do Médio Rio das Contas.
O superintendente também garantiu participação institucional da Ceplac na promoção do III Simpósio da Graviola, inicialmente programado para abril de 2012, além de aplaudir a proposta de inclusão de agricultores familiares e produtores rurais dos municípios de Aurelino Leal, Ubaitaba e Gandu nos projetos de desenvolvimento da fruticultura do Agropolo.
O prefeito Jônatas Ventura destacou a participação institucional da Ceplac na consolidação da agroindustrialização de polpa de frutas que ancora no Agropolo a cadeia produtiva da fruticultura no sul da Bahia, com cinco agroindústrias responsáveis pela geração de 3.960 empregos diretos, produção de 5.712 toneladas de polpa e receita em torno de R$ 52 milhões, em 2010.
Além disso, a atividade é responsável pelo plantio de 778,8 hectares em desenvolvimento e 451,0 hectares safreiros com valor da produção de R$ 6,5 milhões de receita ao agricultor.