Uma saúde pública cada vez mais distante da população. Essa é a imagem que fica com a mudança de endereço programada para a secretaria da Saúde e a base operacional do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) para o prédio do antigo aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Nova Itabuna.
Depois de ganhar na justiça o direito à manutenção da posse do prédio do velho aeroporto – isso em decisão liminar do diligente juiz Antônio Laranjeiras, da Vara da Fazenda Pública – a prefeitura já providenciou o despejo da Polícia Rodoviária Estadual do lugar, e promete levar para lá o restante de sua mudança nos próximos dias.
Mas, se agora o município briga para ver a saúde ir pro aeroporto, até o início desse ano, o secretário Antônio Vieira dizia que não seria viável a instalação desses equipamentos tão longe do centro da cidade. Veja o que ele disse, em entrevista ao Pimenta na Muqueca, à época (15 de janeiro):
"Ainda se pensa, no governo, em mudar a secretaria da Saúde para a área do aeroporto?
Não estou convencido de que lá seja o melhor local. Ficaria muito distante do restante da administração, com quem temos que ter contato constante, a exemplo do setor de licitações, secretaria das Finanças. Nosso espaço no Centro Administrativo nos atende perfeitamente, e deve ser mantido lá."
Em tempo: a outra opção, para o Samu, seria galpão na rua Juca Leão, próximo ao Grapiúna Tênis Clube. Esse local, sim, tinha o aval do secretário. A atual localização do serviço, na avenida Nações Unidas, é completamente inadequada.