Após amplas negociações, as quais vem acontecendo desde janeiro junto a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai assinar nesta quinta-feira, dia 18, novo contrato para o atendimento materno-infantil de pacientes do município e de municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ato está previsto para as 9h30min em frente ao Hospital Manoel Novaes.
Participarão da cerimônia simples, o prefeito Augusto Castro, a secretária municipal de Saúde, Livia Mendes Aguiar, o provedor Francisco Valdece, a diretora técnica Fabiane Chaves, o assessor médico John Leahy, além dos demais integrantes da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna;
A partir da assinatura do contrato, o Hospital Manoel Novaes passará a funcionar como hospital de portas abertas para os munícipes de Itabuna e pactuados que não possuem unidade hospitalar, para os casos de média e alta complexidade. A atenção básica continuará com seu importante papel na atenção primária materno-infantil. A intenção é que já em abril também haja outra porta de entrada para os pacientes pediátricos.
A decisão leva em conta a necessidade de atendimento às mães e crianças tanto de Itabuna como dos municípios cujos serviços nesse tipo de atendimento sejam pactuados.