Após mais de um ano paralisadas devido à pandemia da Covid, foram retomadas, na manhã dessa quarta-feira (14) as aulas das redes estadual e municipal no Conjunto Penal de Itabuna (CPI). As aulas da rede municipal serão para concluir o ano letivo de 2020, enquanto no estado é o início do ano letivo de 2021.
O retorno foi possível por meio de cadernos de atividades impressas pelas duas redes e distribuídas aos reeducandos com apoio de monitores da Socializa, empresa que operacionaliza a unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado.
A mediação da retomada está sendo feita pela pedagoga da Socializa no CPI, Rute Praxedes, que já realiza com os reeducandos as atividades do projeto Remição pela Leitura. Ela destaca a importância da retomada das aulas para o processo de ressocialização dos alunos, especialmente em um momento em que estão sem acesso a visitas.
A pedagoga afirma que, além de promover o progresso formal na marcha do conhecimento, o processo de aprendizado tem o poder de nos transportar a outras realidades. “Enquanto as aulas estavam suspensas, muitos seguiram com o projeto de leitura e todos sentiam falta do contato com outras disciplinas e vivências, o que também ajuda a enfrentar as dificuldades da privação de liberdade”, destaca Rute Praxedes.