O vereador Manoel Porfírio (PT), líder do Governo na Câmara Municipal, discursou ontem (4) no Plenário, e manifestou indignação pela forma truculenta como as forças de segurança atuam na periferia, no âmbito da Operação Oxigênio. Ele comparou com a forma camarada com que essa mesma operação trata a quem promove aglomerações nas áreas centrais da cidade. ““No centro eles vão mansos, na periferia parecem um leão”, denunciou, segundo divulgado pelo blog Ipolitica.
O presidente do PT em Itabuna, Jackson Moreira, aprovou a fala do companheiro de partido e disse que o parlamentar precisa agora ir além e denunciar todas as mazelas do governo, de forma a promover a atenção da gestão aos mais necessitados em todas as áreas.
“O vereador tem grande capacidade argumentativa e é conhecedor dos problemas vividos pela população, especialmente quem vive longe das áreas centrais. Torço para que ele compreenda seu papel e seja uma voz em defesa dessas pessoas, num governo que é elitizado por opção”, aconselhou o dirigente petista.
Jackson observa ainda que Porfírio teve chance e não se posicionou em relação a ações higienistas do governo, quando agentes da PMI promoveram a retirada à força, de pessoas em situação de rua de um local próximo ao shopping Jequitibá.
“A seara do combate aos desrespeitos, às violações à honra e aos direitos das pessoas, da truculência nas ações de quem deveria acolher, é grande. O vereador, forjado nas lutas sociais e em defesa dos oprimidos, tem muito a contribuir, e o Partido dos Trabalhadores vem propondo essa luta desde os primeiros dias desse governo que segue fazendo espuma após sete meses”.