Depois do início das aulas semipresenciais dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, no dia 26 de julho, chegou a vez dos alunos do Ensino Fundamental iniciarem o ensino híbrido, a partir desta segunda-feira (09), na Bahia.

De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado (SEC), é esperado o retorno de mais de 125 mil estudantes às salas de aula. A superintendente de políticas para a educação básica da SEC, Manuelita Brito, reforça que as escolas foram preparadas com todos os protocolos sanitários recomendados para evitar a disseminação da covid-19.

“Desde o início da pandemia a secretaria vem promovendo as adequações e ajustes nas escolas. Desde o ano passado os nossos protocolos vêm sendo disseminados entre a rede, com o objetivo de promover as adequações aos protocolos recomendados pela Organização Nacional da Saúde (OMS) e pelo nosso Comitê Estadual. Ao longo desse percurso, a secretaria já investiu mais de 300 milhões em adaptações, reformas, manutenção, conectividade, etc. É o conjunto de preparações que vêm sendo feitas há bastante tempo. A gente considera que a primeira etapa, que foi o retorno do ensino médio, vem mostrando que há de fato um ambiente que amplia a confiança dos familiares e a confiança dos educadores”, disse Manuelita.

A superintendente informa ainda que foram adquiridos termômetros para a aferição da temperatura, disponibilização de pias e álcool 70% para higienização das mãos e distanciamento entre as carteiras. As turmas serão divididas em 50%, com aulas presenciais dia sim, dia não. Nos outros dias, os estudantes participam das aulas e atividades remotas, em casa. O uso de máscaras é obrigatório em todas as escolas.

Ainda de acordo com Manuelita Brito, a SEC espera um retorno gradativo dos alunos, assim como aconteceu com a volta do ensino médio. “Isso é natural. Em todos os lugares do mundo isso aconteceu. Os alunos vão voltando devagarzinho, mas é isso que a gente quer ver. A gente quer ver essas crianças e adolescentes de volta a escola com segurança em salas de aula”, finalizou.

Vacinação

Na Bahia, até às 16h deste domingo (8), 227.643 trabalhadores da educação foram vacinados contra a Covid-19. Ao todo, o estado possui 6.731.405 vacinados com a primeira dose. Desses, 2.821.322 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.686 vacinados com o imunizante de dose única. A Bahia já vacinou 63% da população com 18 anos ou mais com, pelo menos, a primeira dose.