Multômetro
A indústria das multas de trânsito em Itabuna revela coisas interessantes. Uma delas é que as canetadas virtuais fazem vítimas desde anônimos até autoridades, como se viu recentemente, com a delegada Katiana Amorim.
Mas, quando se procura um pouco mais, descobre-se outras coisas também interessantes.
Por exemplo, que o índice das infrações que efetivamente são pagas pelos motoristas-contribuintes anda despencando.
Multômetro 2
Esse índice já foi de 80% – com 20% indo pelo ralo. Hoje, segundo informações da coluna, nesses tempos pré-eleitorais, a coisa se inverteu: os pagamentos efetivos estão na casa dos 30%.
Parece que a turma está caprichando na lábia para reverter os papagaios administrativamente. Ou politicamente.
Esperança
O advogado Thiago Ribeiro, filho do apresentador da TV Cabrália Tom Ribeiro, é apito forte no setor de Licitação da prefeitura de Itabuna.
É um alento.
Como diz o ditado, quem sai aos seus não degenera. Aí reside a esperança de que malfeitos não prosperarão naquele setor, sob pena de aparecerem implacavelmente no horário nobre da Record TV Cabrália.
Ô, glória.
Esperança 2
Falando em Licitação, a quantas anda o processo que escolherá a empresa que vai construir e reformar todas as praças de Itabuna? A última informação é de que a empresa gulosa teve detectadas outras irregularidades na documentação. Foi registrado em ata, mas a coisa vai seguindo, tão certa quanto a ida do rio para o mar.
Thiago Ribeiro há de fazer o que é certo.
Mas, já?
A obra da avenida Manoel Chaves/Presidente Kennedy tem sofrido (merecidas) críticas desde sempre. São inúmeras inconformidades com o projeto, a ponto de figurar semanalmente entre os principais comentários dos grupos de whatsapp voltados a temas políticos e de fiscalização dos atos públicos.
Nessa terça-feira (10), viralizou um vídeo em que um transeunte flagrou diversas aberturas no que a prefeitura pretende entregar como ciclovias. Os buracos na estrutura chamaram a atenção, porque essa parte já havia sido dada como pronta, tendo sido pavimentada e pintada. Era o orgulho da gestão.
Mas, já? 2
Até agora não se sabe por que foram feitas as aberturas. As especulações dão conta de que a prefeitura esqueceu da iluminação. Outros acham que faltou implantar um sistema de drenagem. A certeza é que falta qualidade – e vergonha na cara de quem vende aquele armengue como “requalificação”.
Mas, já? 3
O bom, mesmo, é ver o vídeo.
Um primor.