A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em trabalho conjunto com 93ª Companhia Independente da Polícia Militar (93ª CIPM/BA – Maracás), seguem combatendo os crimes relacionados a adulteração, a clonagem, a receptação, o roubo e demais ilícitos de fraudes veiculares.
Ontem (22), a PRF desencadeou a Operação KAPRO VI que contou com equipes de policiais rodoviários federais lotados na Delegacia de Jequié e policiais militares. As atividades de fiscalização aconteceram em trecho do município de Iramaia, distante 405 quilômetros de Salvador.
Ao todo, foram fiscalizados 445 veículos e seus ocupantes tiveram seus documentos consultados nos sistemas informatizados da polícia.
Durante a operação foram recuperadas 02 (duas) caminhonetes roubadas. Um motor que estava em uma motocicleta e que possuía ocorrência de roubo em Carapicuíba foi apreendido. Nas diligências, foram constatados os crimes de receptação (art. 180) e adulteração sinal identificador de veículo automotor (art. 311), ambos do Código Penal.
No crime de adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular, também conhecida como clonagem. Nesta modalidade o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.
Esses veículos são vendidos bem abaixo do valor de mercado e são oferecidos em redes sociais da internet, multiplicando o lucro da associação e tornando rentável o negócio, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados.
O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.