O Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), em Itabuna, ganhou uma ferramenta importante para orientar no diagnóstico precoce e seguro, principalmente, em pacientes com sintomas de doença arterial coronariana. Trata-se do Protocolo de Dor Torácica implantado na última quarta-feira (22), apresentado pelo médico Gláucio Werneck Mozer, cardiologista/intervencionista na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intensivista (SBHCI), Gláucio Werneck detalhou como deve funcionar o Protocolo de Dor Torácica, que estabelece diretrizes e orientações para o atendimento a pacientes com dor torácica aguda. O protocolo indica sintomas que podem confirmar doenças cardiovasculares graves.
O documento aponta ainda uma lista de possibilidades para o diagnóstico de doenças cardiovasculares de risco, como infarto agudo do miocárdio, angina instável, embolia pulmonar e doenças agudas da aorta. Traz também indicações para que os sintomas sejam detectados logo no atendimento inicial, na chegada à Unidade de Pronto Atendimento do HCMF.
O Protocolo de Dor Torácica visa melhorar os processos, oferecer atendimento mais rápido e seguro aos pacientes que chegam à unidade hospitalar. Participaram do lançamento do protocolo médicos, enfermeiros, coordenadores de setores, farmacêuticos e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento do HCMF. A ferramenta passará por atualização constante.