Uma ação realizada na manhã do último sábado (26) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, recolheu oito cavalos que estavam transitando soltos em vias públicas de Ilhéus. Os equinos foram capturados no Residencial Sol e Mar, na Avenida Soares Lopes e na BA-001.
A operação “Pista não é pasto” atende à determinação do prefeito Mário Alexandre para reforçar a segurança no trânsito. Mesmo com a suspensão do Carnaval, a cidade recebe um número considerável de turistas e, consequentemente, o tráfego de veículos aumenta em diversos pontos.
A reclamação é muito comum por parte da população e a Prefeitura chama atenção para o perigo de animais soltos pelo perímetro urbano e deixados às margens de rodovias, uma vez que além da questão sanitária, o abandono coloca em risco a segurança de condutores e pedestres, podendo causar inúmeros acidentes.
Os equinos recolhidos neste sábado foram levados ao CCZ e aguardam o comparecimento de seus respectivos donos, que deverão comprovar a propriedade.
“Realizamos o serviço de captura para manter a segurança viária, especialmente nos pontos com grande movimento e com fluxo intenso de veículos. Nossa equipe está a postos para atender as solicitações dos cidadãos e evitar a ocorrência de acidentes graves”, explicou o secretário de Saúde, André Cezário.
Conforme o artigo 936, do Código Civil Brasileiro, “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”. Deste modo, o proprietário somente ficará isento da responsabilidade se provar que manteve o devido zelo na guarda do animal.