O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, acompanhado do vice-provedor Peter Deviris, do 1º Tesoureiro André Fernando Wermann, do 2º tesoureiro José Saturnino Rodrigues e do diretor financeiro Amilton Fiaes, participou, na manhã desta segunda-feira (14), em Salvador, de um encontro com o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos (CMB), Mirocles Véras.

O encontro é promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) e tem como propósito fortalecer a integração entre as instituições filantrópicas de saúde e Confederação.

Na pauta do encontro de hoje estão ainda as ações executadas pela CMB, a exemplo dos projetos para garantia da sustentabilidade do segmento filantrópico; o trabalho intenso junto a todas as esferas para que o governo federal cumpra com o repasse, prometido em maio de 2021, de R$ 2 bilhões, por meio de Medida Provisória (MP), para as Santas Casas e hospitais filantrópicos, o Projeto Consolida, que beneficiará os hospitais envolvidos, integrando dados para baratear os custos de insumos e suprimentos hospitalares.

FORÇA DA FILANTROPIA
A CMB é formada por 17 Federações Estaduais e representa 1.824 hospitais sem fins lucrativos em todo o País. “É uma grande honra visitar a Bahia e estar junto à FESFBA e às entidades baianas que tanto fazem pela saúde e pelo cuidado de seu povo”, afirma Mirocles Véras.

Ele acrescenta que o setor filantrópico é responsável por mais de 50% do atendimento de média complexidade do SUS e 70% da alta complexidade. “Somos a base desse sistema de saúde que é exemplo para o mundo e, com nossa visita ao estado baiano, fortalecermos ainda mais os laços e a qualidade dos serviços prestados pelas instituições”, ressalta Véras.