Os agricultores familiares que participaram da solenidade de entrega de dos 410 quilos de sementes de milho e de hortaliças na manhã desta quinta-feira, 24, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), Bairro São Caetano, aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Itabuna.
“As ações da Prefeitura não tem se resumido apenas às doações das sementes. Também temmos contado com os serviços dos equipamentos agrícolas e assistência técnica, o que é muito importante”, comentou o presidente da Agrafam (Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares), Adauto Santos.
Já a presidente da Associação do Ribeirão Seco, Alda Ribeiro Miranda, também compartilha do mesmo pensamento. Ela ainda fez questão de explicar o porquê de as sementes chegarem aos agricultores em boa hora. “Muitos perderam tudo no período das fortes chuvas e até hoje estavam sem condições de comprar sementes.”, afirmou.
O diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Rodrigo Haun, lembra que a administração do prefeito Augusto Castro vem apoiando a agricultura familiar de diversas formas . “Neste momento em que estamos na iminência de iniciar o Programa Alimento Brasil (PAB), que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), este tipo de iniciativa é muito importante”, frisou.
Haun completa que a diversificação da produção é uma necessidade real dos pequenos produtores do município. “Eles precisam ter uma variedade de produtos para entregar ao PAB, que é um programa do Governo Federal que viabiliza a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar para serem distribuídos as entidades filantrópicas da cidade”, explica.
O gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Miranildo Araújo Góes, encerra citando que 400 agricultores estão sendo beneficiados diretamente com as doações das sementes de milho e de hortaliça, depois de as áreas nas propriedades terem sido aradas pelos tratores cedidos ao município pelos deputados federais Lídice da Matat (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) por meio de emendas.