O Programa Formação de Professores do Campo (FormaCampo) tem como objetivo central realizar atividades de extensão, por meio da formação continuada dos profissionais, com foco no atendimento às crianças e aos jovens, estudantes da zona rural. No total, 95 profissionais da Secretaria de Educação (Seduc), entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do campo receberam os certificados.
Ilhéus dá mais um passo importante para o fortalecimento da rede municipal de educação. Atualmente, a Seduc possui setor específico para atender às demandas de ensino nas escolas do campo, coordenado pelo professor Joselito Alves Martins. A capacitação foi realizada de junho a dezembro do ano de 2021 e as formações foram feitas através da Plataforma YouTube.
O curso é voltado aos municípios que integram territórios de identidade situados na área de abrangência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). As formações são compostas de cursos de extensão online, sendo 40% de forma síncrona e 60% assíncrona, certificados pela PROEX/UESB, com carga horária total de 80 horas.
O programa tem a coordenação da professora doutora Arlete Ramos da UESB de Vitória da Conquista. A formação, por sua vez, teve a coordenação do professor Joselito Alves Martins. A União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) também apoiaram e ajudaram na elaboração do material utilizado na formação.
Neste ano, o FormaCampo trabalhará em todos os territórios de identidade da Bahia. No Território de Identidade Litoral Sul será trabalhada a construção das diretrizes curriculares municipais da Educação do Campo.
Para Eliane Oliveira, titular da Seduc, “essa formação veio em um momento de crescimento da educação em Ilhéus com a necessidade de proporcionar formação continuada para os profissionais do campo, visando um melhor desempenho nas atividades docentes com vistas à aprendizagem dos nossos alunos”, explicou.
As escolas do campo são consideradas aquelas situadas no campo, incluindo as escolas urbanas que recebem o alunado residente na zona rural.