Itabuna conta com um dos mais importantes programas de inclusão educacional nas escolas da Rede Municipal de Ensino das áreas urbana e do campo, no Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI), no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da APAE e Núcleo Cuidar: Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais.
O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, informou que o programa do Governo Federal, executado pela Prefeitura de Itabuna, tem o objetivo de assistir estudantes portadores de deficiência, a exemplo de hiperatividade, deficit de atenção, dislexia, paralisia cerebral e síndromes diversas, para que tenha assegurado o processo de ensino-aprendizado.
“Nas Salas de Recursos Multifuncionais temos educadores com formações especializadas em diversas áreas, que atuam como mediadores entre o estudante da educação especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum”, explicou.
O titular da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) destaca os inúmeros benefícios das SRMs para crianças, jovens e adultos, a começar pela melhor qualidade de vida enquanto cidadão incluído na rotina de uma escola comum da rede pública ou instituições especializadas, a exemplo da APAE e Núcleo Cuidar. “Além de promover e ampliar o aprendizado, o programa contribui para aumentar o rendimento escolar e ainda consegue levantar a autoestima dos envolvidos”, frisou o secretário.
A coordenadora das Salas de Recursos Multifuncionais, Raquel Sousa Zaidan Nassri, informou que o programa tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e acessibilidade que eliminem barreiras para a participação destes alunos em sala de aula, considerando as necessidades específicas de cada um.
Raquel disse ainda que as salas especiais são dotadas de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, o que permite oferecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular de todos os alunos com deficiência assistidos.
Em Itabuna, o programa é coordenado por uma equipe formada por três técnicas do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal de Educação e conta com 40 professores com algum tipo de especialização a exemplo de Braille, Orientação e Mobilidade, Ensino da Língua Brasileira de Sinais e Portuguesa para Surdos (Libras), Atividades Cognitivas, dentre outras.
Uma das integrantes da equipe, a professora Lidiana Gomes informou que o programa atende mais de 1.200 alunos. Cada um deles tem um plano individual, acompanhamento pedagógico e, se necessário, assistência e acompanhamento médico.
As técnicas do programa SRM informaram que o número de alunos com deficiência é bem maior do que os atuais em Itabuna, o que será confirmado com a conclusão do relatório anual, que já está em fase de elaboração.
Para concluir, a coordenadora Raquel Souza Nassri confirmou que o número de alunos com deficiência tem aumentado consideravelmente em todo o país por diversas causas, a exemplo da falta de exames pré-natal ou acidentes que podem deixar sequelas físicas ou psicológicas nos alunos.