Considerado um exímio analista político, o advogado Carlos Sodré, em conversa com este blog, emitiu previsão que dá como certa a vitória do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) para o governo do Estado, e vai além: “Jerônimo deverá emplacar a vitória no primeiro turno da eleição”.
Para essa ousada previsão, Sodré constata que “o destino reservou ao candidato Neto a ingrata tarefa de sepultar a quase sexagenária dinastia carlista ao ser derrotado humilhantemente por um desconhecido”, classificado preconceituosamente pela elitista cúpula do candidato oposição como um “joão-ninguém” cuja vitória, implicará em por fim ao resíduo recalcitrante da arrogância da dinastia que dominou a cena política e os poderes econômico, político e judiciário da Bahia, desde os últimos mais de cinquenta anos.
Prevê ainda uma acachapante vitória de Lula sobre Bolsonaro, no Estado, antevendo que o candidato petista – numa visão realista – deverá alcançar uma votação derredor dos 70%.
Finalizou afirmando que se sente surpreso com o alto nível de desinformação, passionalidade e fanatismo em que as lideranças políticas conservadoras da região se arrimam para fazerem análises, previsões e apostas. “Uma vez mais, esbarrarão em realidade desoladora, pois não aprendem nunca – obtusos que são – que a politica é como ela é, jamais o que se pretende que seja, ao sabor da vontade de quem dela faz mero instrumento de satisfação de seus interesses pessoais e do desmedido apetite de suas vaidades”.
Oxalá!
O Negão da Baixa do Tubo deve inaugurar o epitáfio na sepultura do Carlismo na Bahia.