Marcando as manifestações pelo Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) iniciam nesta sexta-feira, dia 18, o II Circuito da Cultura Afro. A programação terá início com a Caminhada em Reverência a Zumbi e Dandara, com concentração no Jardim do Ó, a partir das 14 horas.
Já no sábado, dia 19, acontece o Concurso Beleza Negra, na Rua Manoel Carmo, nº 110, Bairro Conceição. O acesso a este evento, que é promovido em parceria com o Movimento Beleza Negra, se dará mediante a entrega de 2 Kg de alimentos não-perecíveis.
Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de Novembro – a programação do II Circuito da Cultura Afro terá início às 15 horas, com a Vigília em Reverência a Zumbi dos Palmares. Este evento terá lugar no Monumento a Zumbi, na Avenida Princesa Isabel, no Bairro Banco Raso.
A programação será encerrada no sábado, dia 26, com a Roda de Conversa: Diálogos Sobre Políticas Públicas para os Povos de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Esta atividade acontecerá das 14 às 18 horas, na sede do Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro de Itabuna (ACAI), na Rua da Inglaterra, nº 497, Bairro São Judas Tadeu.
O II Circuito da Cultura Afro de Itabuna integra a agenda unificada do Novembro Negro na cidade sulbaiana, organizada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a FICC, o Setorial da Cultura Afro do Conselho Municipal Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), ACAI e Movimento Beleza Negra. Conta ainda com o apoio da Faculdade UniFTC, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal Baiano (IFBA).
O Novembro Negro e de maneira mais específica o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro), celebra a luta histórica de Zumbi, líder negro do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, que é considerado um dos maiores símbolos de luta e resistência. Com o projeto, a Prefeitura e as instituições participantes pretendem dar visibilidade às causas e ações da comunidade afrodescendente no município.