O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab), conveniado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), referência em média e alta complexidade no interior da Bahia, realizou, nos últimos 4 anos, a marca de 520. 296 serviços prestados aos pacientes.
Durante o ano passado, foram realizados 43.527 atendimentos de emergência, 19.768 consultas ambulatoriais, 100. 237 diagnósticos e 9.258 cirurgias, totalizando a marca de 172.790 procedimentos. Do total de intervenções cirúrgicas, 289 foram neurológicas, 2.469 ortopédicas, 839 cardiovasculares, sendo 5.661 eletivas.
Referente às consultas ambulatoriais, foram 4.656 em cirurgia geral; ortopedia e traumatologia: 3.309, cirurgia vascular: 772, cardiologia: 2.240, cirurgia cardiovascular: 293, bucomaxilofacial: 157, dermatologia: 485, cirurgia plástica: 107, neurocirurgia: 625 e neurologia: 718, e mais 6.406 de outras especialidades.
Procedimentos diagnósticos foram executados: 89.211 exames laboratoriais, 1.835 testes rápidos, 604 de Anatomia Patológica, 2.250 ultrassonografias, 361 em Radiologia Intervencionista e 5.976 eletrocardiogramas.
Entre 2019 e 2022, foram atendidos pacientes de 235 municípios, de 24 Estados da Federação, além da Bahia. A diretora geral do HRCC, Cristine Camara, pontua que a unidade trabalha alinhada com a Secretária Estadual de Saúde e recebe pacientes, via regulação da SESAB e também via Urgência e Emergência, o que explica o número de pacientes de diversos lugares do Brasil, principalmente nos períodos de alta do fluxo turístico em Ilhéus.
O diretor técnico da unidade hospitalar, médico Egídio Feitosa, destaca que os números de atendimentos e cirurgias no HRCC aumentam a cada ano para atender a demanda da saúde pública no interior da Bahia. “Só em 2022 realizamos mais de 5 mil cirurgias eletivas, ajudando no andamento da fila da regulação. Também, mais de 2.400 cirurgias ortopédicas”, disse.
“Tivemos em média 25 cirurgias neurológicas e quase 70 cardiovasculares por mês, procedimentos que no passado, o paciente teria que ser regulado para Salvador e agora realizamos aqui em Ilhéus. Em 2022, foram ótimos os nossos resultados alcançados, com pacientes satisfeitos. Este ano, continuamos o trabalho para manter o nosso acolhimento humanizado e atendimento de referência para os usuários do SUS, que reconhecem a nossa assistência prestada”, destacou Feitosa.
Em depoimento registrado, o paciente Almenides Santana relatou o cuidado recebido e agradeceu a toda equipe do hospital. “Gostaria de agradecer a todos os enfermeiros, médicos, toda a coordenação do hospital. Obrigado por tudo”, declarou.
A paciente Lidiane Souza disse que se sentiu muito acolhida com a equipe, que a tratou de forma humanizada. “Desde a recepção até a higienização. Todas as equipes estão de parabéns, que continuem assim. Só tenho a agradecer”, disse. Artur Filho, outro paciente, parabenizou a todos, em especial as técnicas de enfermagem. “São umas guerreiras, me senti muito acolhido, com amor na maneira de cuidar dos pacientes. Muita força e luz. Saio daqui orgulhoso por saber que nesse hospital tem uma equipe tão boa”, reconheceu.
A paciente Janaina Gonçalves elogiou profissionais do HRCC e suas equipes. “Quero agradecer e parabenizar a todos: enfermeiros, equipe de médicos, porque fui bem tratada aqui. Também, parabenizar toda equipe de higienização e copeiros que trazem o alimento, ao SAC pela atenção também. Deus abençoe poderosamente cada um de vocês”, desejou a paciente.