A Federação Baiana de Futebol (FBF) divulgou nota de repúdio pelos atos racistas sofridos pelo goleiro Rodolfo, da equipe do Doce Mel. O fato ocorreu na noite de ontem (26), durante a partida contra o Vitória, válida pela 4ª rodada do Baianão 2023. “A intolerância, o racismo e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintas da sociedade”, disse, em nota, a FBF
A FBF afirmou, ainda, que espera que os autores sejam identificados e punidos. Disse que não medirá esforços na colaboração para a identificação do culpados. “Atos como estes não são aceitos no mundo e, principalmente, em nosso Estado”.
Durante a partida entre o Doce Mel e Vitória, torcedores xingaram o adversário de “seu macaco viado”. A diretoria do Vitória também se pronunciou. “Este ato não representa o clube e muito menos a nossa torcida, que é a torcida mais negra do Brasil. O clube já está trabalhando para identificar o criminoso e não medirá esforços pra isso. Estaremos à disposição das autoridades responsáveis para cooperar na resolução do caso”, disse em nota.
A equipe do Doce Mel se solidarizou com o goleiro e repudiou os atos racistas e homofóbicos. “O clube é intransigente e intolerante diante de qualquer tipo de discriminação – seja por raçã, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem técnica ou diversidade funcional”, ressaltou.