O presidente Lula (PT) desembarca nesta quinta-feira (9) em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de tirar a relação diplomática entre os dois países do banho maria. Mais que uma reunião com o foco em assinar acordos e fazer declarações conjuntas, o encontro com o presidente americano deve servir para reatar laços, abrir debates e construir uma agenda de reuniões bilaterais entre membros de ambos os governos em assuntos estratégicos.
A comitiva brasileira vai ficar na Blair House, uma casa em frente à Casa Branca que é usada, por vezes, para hospedar líderes internacionais em visita ao país. Com 16 quartos e estrutura de embaixada, a casa servirá de base para as outras agendas de Lula em Washington.
Às 10h30 da manhã da sexta-feira (10), o presidente brasileiro se reunirá com Bernie Sanders, senador e líder progressista. Às 11h15, receberá congressistas democratas. A lista dos presentes ainda não está pública, mas acredita-se que nomes como Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro estejam entre os participantes. Por fim, às 12h, Lula receberá líderes sindicais da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, com quem tem relação de longa data.