O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, divulgou Nota Pública sobre o quadro de saúde do paciente Arthur Miguel Silva Santos, de 2 anos, que está internado na unidade, após algumas informações veiculadas em rede sociais e em alguns veículos de comunicação,
Confira a nota:
No dia 18, o paciente deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento, localizada na avenida Esperança, zona oeste do município, apresentando sintomas gripais que acabaram por evoluir para um quadro de pneumonia. De acordo com informações da família, os primeiros sintomas surgiram uma semana antes mesmo de procurar a UPA, em casa.
Como a unidade não conta com equipamento para a realização de exames de imagem, o paciente foi encaminhado para o Hospital Materno-Infantil, com quem o município mantém um acordo para este modelo de atendimento, onde passou por uma tomografia de tórax. Como de praxe, o paciente após o exame, deve sempre retornar para a unidade de origem para continuidade do atendimento. Assim foi feito.
Segundo um novo diagnóstico médico na UPA, após análise do exame, Arthur Miguel apresentava um derrame pleural do lado direito e, por conta disso, foi solicitada a sua internação do HMIJS. Arthur chegou à nossa unidade no dia 19 e passou por uma drenagem toráxica, apresentando significativa melhora no quadro de saúde, após a intervenção feita por um cirurgião médico.
O seu quadro é estável. E segue assim. Onde está escrito: o quadro é estável e todas as medidas possíveis e cabíveis continuam sendo tomadas.
No entanto, na madrugada de hoje, o paciente voltou a se queixar de um desconforto respiratório e o médico plantonista, por precaução, solicitou a internação dele em um dos leitos da UTI Pediátrica. A transferência, portanto, ocorrerá ainda nesta manhã, conforme orientação médica, em nossa própria unidade hospitalar.
Lamentamos profundamente que notícias falsas a respeito dos encaminhamentos tomados pelo hospital sejam manipuladas e viralizadas equivocadamente por pessoas que têm outros interesses que não são o da verdade e o da responsabilidade com a informação.
O Hospital Materno-Infantil seguirá cumprindo com sua missão irredutível de ser referência para o sul da Bahia, orgulho para a população, respeitando os direitos dos baianos e das baianas que necessitam de atendimento pautado pelo acolhimento, universalidade de acesso ao serviço de saúde em todos os níveis de assistência, igualdade de assistência à saúde, sem privilégios de qualquer espécie e direito à informação às pessoas assistidas sobre sua saúde.
A direção