A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou, na noite de quinta-feira (23), no auditório do prédio administrativo, cerimônia de formatura do Programa de Residência Médica de Clínica Médica e Cirurgia Geral do Hospital Calixto Midlej Filho. Os novos médicos especialistas destacaram a qualidade do ensino, a estrutura dos hospitais da instituição e falaram sobre a importância do conhecimento no Programa de Residência Médica.

O título de especialista foi concedido aos médicos residentes Mayara Bomfim Moitinho, Elen Veruska Fernandes, Diego Coelho Couto Maia, Danielle de Almeida Santana e Bruna Buzetti Alagia Vaz. “Tenho certeza que vocês atuarão com empatia e usarão os conhecimentos que tiveram acesso aqui para cuidar bem das pessoas. Assim como seus familiares e amigos, estamos orgulhosos com esse momento”, disse o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece.

A diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Maria Carolina Reis, destacou a importância do Programa de Residência Médica da SCMI para a formação profissional. “A residência é o período em que o médico continua o processo de formação. O profissional já é médico, e segue treinando dentro do serviço. Diariamente, acompanhado de um preceptor, o residente assiste o paciente e participa de reuniões e sessões clínicas, o que é muito importante para o aperfeiçoamento técnico”, detalhou Maria Carolina.

NECESSIDADE DE ESPECIALIZAÇÃO

A médica Elen Veruska, nova especialista em cirurgia geral, avaliou que a residência médica da SCMI foi fundamental para complementar a sua formação profissional. “O Calixto Midlej Filho é uma grande escola para os residentes, que estão iniciando a carreira na medicina. Além disso, o hospital é uma família. Sou de Paulo Afonso, e chegamos aqui, somente eu e meu filho pequeno, e as pessoas cuidaram da gente com todo o carinho”, contou.

A médica Mayara Bomfim, mais nova especialista em clínica médica, relatou que, depois de atuar por um ano como profissional generalista, sentiu a necessidade de fazer uma especialização para seguir carreira. “Passei para uma das vagas ofertadas para o Calixto Midlej Filho, onde durante esses dois anos, pude exercitar minhas habilidades e aumentar os meus conhecimentos. Hoje, estou muito mais preparada para o mercado de trabalho”, explicou.

Outra profissional que aprovou o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Itabuna foi Bruna Buzetti. “A Santa Casa foi, literalmente, a minha casa durante dois anos. Minha passagem por aqui foi um grande presente na minha vida. Foi uma experiência extraordinária acolher pacientes de diferentes regiões da Bahia e contribuir para recuperação deles. Além disso, tive o privilégio de conviver e aprender com tantos profissionais de excelência. Saio com uma grande bagagem profissional”, afirmou.

Durante a cerimônia, a médica Rosângela Carvalho Melo, que faz parte do corpo clínico do Hospital Calixto Midlej Filho, foi homenageada, junto com a médica Elen Veruska, que teve atuação destacada nos três anos de residência. O evento contou a participação de médicos e familiares dos residentes.

O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Itabuna mantém médicos residentes nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes nas áreas de clínica médica, pediatria, clínica cirúrgica e ginecologia/obstetrícia. O processo para o ingresso é conduzido pela Comissão Estadual de Residência Médica.