A Prefeitura de Itabuna conferiu à Socializa – Soluções em Gestão o Selo Verde de Empresa Amiga da Reciclagem. A honraria foi concedida pelo trabalho realizado no Conjunto Penal de Itabuna no Projeto Reciclagem, que promove a separação e destinação correta de resíduos sólidos na unidade prisional.
A entrega do selo, medalha e diploma foi realizado na quinta-feira (27), por um representante da Prefeitura e na companhia dos quatro reeducandos que laboram no projeto. O Projeto Reciclagem do Conjunto Penal se conecta com outro, Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública Estadual da Bahia, realizado junto à Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Itabuna (AACRRI).
O representante da Secretaria de Meio-Ambiente, Alan Feitosa, afirmou que ações como a realizada no Conjunto Penal de Itabuna são necessárias para incentivar a educação ambiental entre a população. Para ele, ainda estamos longe, como cidade, de alcançar um estágio de educação ambiental. “As pessoas não entenderam o que são os ecopontos. Vandalizam, descartam animais mortos. Precisamos de educação ambiental”.
O diretor do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), Bernardo Cerqueira Dutra, afirmou que o mérito pelo sucesso do projeto é dividido com os reeducandos que o executam. “Nosso papel é fomentar essas ações, mas o comprometimento de quem executa é fundamental”.
Essa tese se verifica verdadeira com o depoimento de um dos reeducandos, que afirmou ter “se encontrado” na atividade dentro do projeto. “Quero sair daqui e trabalhar com materiais recicláveis”, declarou.
O gerente-administrativo da Socializa, Yuri Damasceno, destacou o plano de ampliar as ações de reciclagem no CPI. “Estamos dispostos, por exemplo, a dar uma destinação correta aos rejeitos de óleo de soja, que hoje tem destinação final informal. “Esse já é um convite para a Defensoria Pública e para a Associação, para incluir mais um item para a reutilização, o nosso óleo de soja”, afirmou. A ideia foi bem recebida, inclusive porque o projeto Mãos que Reciclam já tem possíveis compradores.
A entrega do Selo Verde foi acompanhada pela Coordenadora da 4ª Regional da Defensoria Pública da Bahia, Aline Brito Müller; Assistente Social da Defensoria Pública/NUGAM, pela Andréa Pires dos Reis; Servidor da Defensoria Pública da Bahia, Weldo Silva Paixão; e pela vice-presidente da AACRRI, Daniele dos Santos Perereira, além da Bióloga e Educadora Ambiental, Alana Couto e do diretor Alan Feitosa, ambos da Secretaria de Meio Ambiente de Itabuna (SEAGRIMA).