Será implantada na próxima segunda-feira (20), a partir das 9 horas, um Posto de Identificação, do Instituto de Identificação Pedro Mello, no Conjunto Penal de Itabuna. O novo equipamento irá garantir maior celeridade nos processos de ressocialização dos reeducandos que cumprem penas na unidade prisional.
O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) é o órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) responsável pela emissão das carteiras de identidade assentadas no Registro Geral (RG). Antes da implantação do posto, os documentos eram emitidos a partir de mutirões realizados pelos peritos papiloscopistas, que visitavam regularmente a unidade.
A partir de agora, as informações necessárias à identificação de cada reeducando serão colhidas por um colaborador da empresa Socializa, que operacionaliza o Conjunto Penal, em regime de cogestão com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Participarão da inauguração representantes do Instituto de Identificação Pedro Mello, da SEAP, da Vara de Execuções Penais e Medidas Socieducativas, do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itabuna.