O Setor de Nutrição do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na quarta-feira passada, dia 11, mais uma ação do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
A ação aconteceu no refeitório da unidade hospitalar e contou com o apoio de alunos do curso técnico de nutrição do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP) e da graduação em nutrição da Faculdade Anhanguera, que fazem estágio supervisionado.
O objetivo foi compartilhar informações sobre o câncer de mama, bem como sobre o câncer de colo de útero, promovendo a conscientização sobre essas doenças entre os colaboradores da instituição.
No local foram distribuídos lacinhos na cor de rosa e panfletos informativos sobre alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama e alimentos nocivos que favorecem o surgimento da doença.
Os estudantes também fizeram uma abordagem junto aos colaboradores sobre como a alimentação saudável pode ser uma aliada na prevenção ao câncer de mama. Como sobremesas foram distribuídas frutas no palito e gelatina.
A professora e preceptora do CEEP, Luciana Varjão, destacou que a ação foi importante para que as alunas colocassem em prática o que aprendem em sala de aula e comentou que o câncer de mama pode ser evitado através dos cuidados com a alimentação. “É importante que tanto as mulheres, quanto os homens saibam que eles podem desenvolver a doença”, esclareceu.
A coordenadora da nutrição hospitalar do HBLEM, Luiza Souza, ressaltou que “a alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, além da moderação no consumo de álcool e a manutenção do peso corporal saudável, são fatores que podem reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama”.