O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), uma das mais tradicionais instituições do nosso estado, num gesto que está granjeando justos elogios, celebrará, no dia 07 de novembro próximo, o transcurso do centenário de nascimento do engenheiro Virgildásio de Senna, figura das mais respeitáveis da vida baiana.
Ao homenageado se creditam grandes obras que marcaram o início da modernização urbana de Salvador, da qual foi Secretário de Viação e Obras e Prefeito, destituído e arrancado do cargo para o qual houvera sido eleito pelo povo soteropolitano, pelo golpe militar de 64. Foi deputado federal por três mandatos, um deles como membro destacado da Assembleia Constituinte de 88.
A solenidade reunirá importantes figuras da sociedade e dos segmentos políticos e econômicos da capital, incluindo os seus contemporâneos em cuja companhia, desempenhou a sua atividade parlamentar.
O IGHB, presidido pelo também ex-deputado constituinte Joaci Góes está organizando o evento e a diretoria da importante instituição escolheu para orador oficial do evento o grapiúna, advogado e Consul da Costa do Marfim na Bahia, Carlos Eduardo Sodré, profundo conhecedor da biografia do homenageado.
Sodré tem se notabilizado também pelas escolhas que dele fazem para importantes falas em torno de importantes vultos da vida baiana, como ocorreu quando, por designação dos amigos do ex-governador Roberto Santos e do ex-deputado Roque Aras, foi o intérprete dos sentimentos de pesar pelos exícios daqueles ilustres homens públicos, por levarem em conta os seus reconhecidos dotes oratórios.
Infelizmente não transmitiram por nenhuma rede social