A eleição dos novos dirigentes do movimento e o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos dois últimos meses de 2023, e durante o ano de 2024, foram os dois principias assuntos discutidos durante a reunião da coordenação do “Terço dos Homens” da Diocese de Itabuna. O encontro ocorreu na tarde do último sábado, dia 04, na Catedral de São José.
O “Terço dos Homens” é um movimento leigo da Igreja Católica que reúne membros de todas as idades, profissões e classes sociais para, por meio da devoção à Virgem Maria, incentivar a oração e o aprofundamento da espiritualidade. Uma das suas atividades é a recitação semanal do Rosário de Nossa Senhora nas paróquias e em residências.
A Diocese de Itabuna – que nesta terça-feira, dia 07 de novembro completou quarenta e cinco anos de criada – é composta por trinta e três Paróquias, instaladas em dezenove municípios: Itabuna, Arataca, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Firmino Alves, Floresta Azul, Itajú do Colônia, Itapé, Ibicaraí, Itororó, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Uma, sendo que trinta delas rezam o Terço dos Homens. São quatro regiões pastorais, sendo as Foranias Norte, Sul, Norte e Centro.
Uso maciço dos veículos de Comunicação Social foi umas das propostas aprovadas na reunião que contou com a presença de representantes das quatro Foranias. A proposta é divulgar as notícias, os eventos e as ações do Terço dos Homens nas rádios, TVs, blogs e nas redes sociais, com a criação de perfis no Facebook, Instagram e grupos de Whatsapp.
O “Terço dos Homens” promoverá também, este ano, o “Natal Solidário dos Homens do Terço da Diocese de Itabuna”. A campanha tem com o objetivo de arrecadar e doar, durante o período natalino, cestas básicas de alimentos, vestuários, calçados, medicamentos, material de higiene pessoal e fraldas a pessoas em vulnerabilidade social.
A nova formação de dirigentes do movimento é a seguinte: coordenador diocesano: Magno Garcia dos Santos, da Catedral São José, em Itabuna; vice-coordenador: Djalma Lopes, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; secretário: Rivanildo da Silva Lino, da Paróquia Senhora Sant’Anna, em Buerarema; segundo secretário: Ramiton dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabuna; tesoureiro: Paulo Roberto Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; segundo tesoureiro: Valter Andrade Kruschewsky, da Catedral de São José, e coordenador de Comunicação e Mídia: Ederivaldo Benedito, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Itabuna.
Na Forania Centro, foram eleitos Carlos Marcelino Costa, da Paróquia Santo Antônio, em Itabuna, coordenador, e Américo Santiago Reis, da Catedral São José, vice-coordenador. Na Forania Sul, coordenador Mateus da Silva Paraguai, da Paróquia Senhora Sant’Anna, em Buerarema, e vice-coordenador Alvacy Oliveira Santos, da Paróquia São João Batista, em São João do Paraíso. Deleon de Jesus da Cruz, da Paróquia Deus Menino, em Ibicaraí, coordenador, e Erotildes Vieira de Jesus, da Paróquia Santo Antônio, em Itororó, vice-coordenador, foram eleitos na Forania Norte.