Morreu nesta terça-feira (14), aos 86 anos, o professor e político, Edmundo Dourado Silveira. A morte do educador foi confirmada por volta das 6h30min da manhã. As causas, no entanto, ainda não foram divulgadas.
Ex-vereador por três mandatos, Dourado foi presidente da Câmara de Itabuna e fundador do Grupo de Ação Comunitária (GAC). Também foi líder de várias lutas, a exemplo da instalação do 15º Batalhão de Polícia Militar.
Militar de formação, tendo sido oficial do Exército Brasileiro (EB), o professor Dourado também se distinguiu por uma visão acurada da realidade do país.
Dourado deixa um grande legado no setor educacional, que o credenciou a ser um expoente na cultura, educação e na política. Sua dedicação à formação de adolescentes e jovens o transformaram em ícone como palestrante e consultor.
Seus ensinamentos em Matemática o fizeram mestre entre jovens, egressos dos colégios Divina Providência, Nossa Senhora da Glória e Estadual de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e ainda, no Colégio Sistema, que fundou com um grupo de educadores”.
A morte do professor Edmundo Dourado causou grande comoção na cidade. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, divulgo Moção de Pesar. “Com tristeza e profundo pesar, soube nesta manhã do falecimento do idealista, professor e dedicado homem público Edmundo Dourado, um educador nato que muito contribui para a formação de gerações de itabunenses”.
O professor e ex-vereador deixa esposa, Maria Lúcia, e quatro filhos, um deles o professor e ex-vereador Beto Dourado, além de cinco netos.