A programação será composta por palestras e oficinas que abordarão sobre diversos assuntos, a exemplo da importância dos movimentos sociais na construção das políticas públicas para a população LGBT; união homoafetiva e a Legislação brasileira; AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); o tráfico internacional de travestis e transexuais para fins de exploração sexual e o travesti e o fortalecimento da economia regional. As inscrições serão gratuitas e realizadas no local do evento.
De acordo com Dra. Jurema Cintra Barreto, assessora jurídica do grupo, este seminário possui grande relevância, pois visa cobrar do governo itabunense a construção de políticas públicas municipais que amparem os cidadãos LGBT. A advogada informou à reportagem do Trombone que o requerimento para criar a Gerência de Diversidade Sexual em Itabuna, a qual ficaria responsável por todas as ações voltadas para a causa LGBT, foi feito e encaminhado ao prefeito Capitão Azevedo. "Ia ser uma coisa inovadora aqui no Sul da Bahia, já que em outras cidades isso já existe", acrescenta.
O Grupo Humanus, há 9 anos em Itabuna, combate a discriminação, repressão e o preconceito sofrido pela população LGBT, através do desenvolvimento de ações que colaboram para a construção da cidadania e o respeito dos direitos dessas pessoas, que são iguais a qualquer cidadão brasileiro perante a Constituição Federal. Além disso, promove campanhas na área de prevenção de DST e AIDS e garantia de qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/AIDS.