O artesanato do Litoral Sul da Bahia participará do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), entre os dias 17 e 19 de maio, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A iniciativa valoriza as produções de diversos territórios baianos num espaço oportuno para a comercialização dos itens e para a criação de relacionamento com empreendimentos e parceiros.
A Associação Itabunense de Artesãos (Aiart) representará o Litoral Sul. O grupo é acompanhado pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do território que dá formações, fomenta o acesso a mercados, além de contribuir com orientações sobre posicionamento de marca e embalagem. O Cesol, assim como o Artesanato da Bahia, é uma política pública da Setre.
Com 35 anos, a Aiart tem 70 associados, sendo 65 mulheres e 6 homens. O grupo socioprodutivo usa diversas técnicas evidenciando a diversidade do artesanato grapiúna. Produtos em costura, pintura, cerâmicas, bordados, biscuit, além de licores estão entre a variedade de opções para os consumidores.
De acordo com uma das associadas, Daniela Oliveira, diversos benefícios têm sido alcançados com a atuação do Cesol Litoral Sul junto ao empreendimento.
“Com o acompanhamento do Cesol na Aiart já conseguimos participar de diversas feiras e eventos de economia solidária, além de obter orientação frequente na parte de comercialização, divulgação da marca da associação nos diversos espaços e cursos para formação, por exemplo. Nossa integração à economia solidária só trouxe melhoras para a associação pois nos tornamos um grupo mais unido e organizado.”, avalia.
Para a coordenadora geral no Cesol Litoral Sul, Bárbara Aragão, o festival será uma vitrine para a comercialização e divulgação do artesanato do território cacaueiro. “Para além da vocação para a cacauicultura com a produção de chocolates finos, possuímos um engajamento com o artesanato imprimindo que, por meio de lindas peças feitas com sensibilidade por artesãs e artesãos do território, consegue imprimir a identidade e cultura do Litoral Sul para ser difundida mundo afora. E o Fenaba será uma oportunidade ímpar nesse sentido.”, aposta.
O Fenaba é gratuito e aberto ao público que poderá desfrutar de uma ampla programação incluindo manifestações culturais, salão de negócios, qualificação, feira, gastronomia, moda artesanal e shows.
O primeiro lote de ingressos para o público já foi esgotado, mas quem quiser participar poderá garantir o acesso gratuito mediante retirada de credenciais do segundo lote disponível a partir desta terça-feira (14). O link será disponibilizado no perfil do Instagram do evento: https://www.instagram.com/fenabahia/