A equipe da Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) conseguiu recuperar a rede elétrica que atende a Estação de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço, povoado de Banco do Pedro, em Ilhéus.

Parte da rede foi danificada na tarde de ontem, dia 28, devido às chuvas e ventos que derrubaram uma árvore de grande porte sobre a fiação, o que culminou com queda e quebra de um poste.

Segundo o gerente-técnico João Bitencourt, os operários da Emasa iniciaram o trabalho de recuperação desde as primeiras horas de ontem (29), concluído no início da tarde. “Depois de muito esforço e empenho, conseguimos finalizar o serviço e substituir o poste e a fiação”, disse.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, lembrou que toda rede elétrica que leva energia para a estação de Rio do Braço fica dentro da mata fechada.

“Por mais que seja realizada a manutenção preventiva, com a poda de galhos, que podem atingir a fiação, há imprevistos. Porém, como a rede se encontra na mata, estamos sujeitos às intempéries”, salientou Mendes Filho.

Ele também destacou o empenho da equipe que trabalhou na realização do conserto da rede elétrica, o que possibilitou a retomada da captação de água. “Nosso pessoal de campo agiu rápido, trabalhou com afinco e conseguiu minimizar o dano causado pela chuva e ventos”, afirmou.

O abastecimento será retomado de forma gradativa e dentro dos próximos dias estará completamente normalizado. É importante fazer o uso consciente da água e evitar o desperdício.