A professora e médica Adélia Pinheiro, candidata a prefeita de Ilhéus, se reuniu ontem (29) com agricultores, pesquisadores e lideranças para discutir as propostas de seu Plano de Governo voltadas ao fortalecimento das políticas agrícolas e de segurança alimentar. Na oportunidade, reafirmou os compromissos apresentados no documento, a exemplo de inclusão digital e assistência técnica.
Uma das principais propostas da candidata é a pavimentação de todas as estradas que dão acesso às sedes dos distritos. Hoje, as más condições das vias estão entre os maiores entraves para o desenvolvimento rural em Ilhéus. Segundo Adélia, diante desse compromisso, seus adversários partiram para a tentativa de desqualificação, recorrendo a informações distorcidas.
“A desqualificação vem da seguinte forma: não é possível asfaltar 1.500 quilômetros. O que já é um erro, porque Ilhéus tem quase 1.700 quilômetros de estradas, e eu tratei de 135 quilômetros”, comenta Adélia.
“O compromisso, em quatro anos, é para asfaltar até as sedes dos distritos”, esclarece. Ela citou o exemplo de Aritaguá e Sambaituba, cujas sedes são acessadas pela BA-648 e ficam a 5 e 11 quilômetros do Iguape.
Programas federais – Com Adélia prefeita e Augustão vice, a Prefeitura de Ilhéus também vai expandir sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalece a agricultura familiar, desenvolve a economia local e promove acesso a alimentos saudáveis, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar.
Com Adélia, Ilhéus também vai garantir a utilização de mais de 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para a compra direta de produtos da agricultura familiar no município.